quarta-feira, 5 de novembro de 2008

1931: Primeira narração

O INÍCIO DO RÁDIO NO BRASIL
Por Emmanuel Grubisich Monteiro


Nicolau Tuma, pioneiro nas transmissões de futebol no rádio brasileiro,
ao centro, no jogo entre as seleções paulista e carioca, em 1932.


No início, o rádio no Brasil, era feito de forma amadora e não havia transmissões regulares. Os ouvintes eram sócios ou contribuintes e financiavam as emissoras, que eram um passatempo da elite ligada à cultura, porque os aparelhos receptores eram trazidos do exterior, e o seu custo era elevado. A programação apresentava ópera, recitais de poesia e concertos.

O FUTEBOL NO RÁDIO

O surgimento da transmissão radiofônica de futebol, em 1931, impulsionou ainda mais a difusão desse esporte. De acordo com Edileuza Soares, em “A bola no ar, o rádio esportivo em São Paulo”, de 1994, “o rádio esportivo foi essencial para a transformação do futebol em esporte de massa e um importante complemento na definição do rádio como meio de comunicação de massa”.

O PIONEIRO

As irradiações de futebol, no Brasil, completaram 77 anos em 2008. O pioneiro foi o paulista Nicolau Tuma, pela Rádio Sociedade Educadora Paulista. O jogo, válido pelo VIII Campeonato Brasileiro, reuniu as seleções paulista e paranaense, no dia 19 de julho de 1931. O confronto aconteceu no campo da Chácara da Floresta, no bairro da Ponte Grande, em São Paulo, e a equipe local venceu por seis a quatro.

A improvisação e o amadorismo predominavam no noticiário de rádio, inclusive no esportivo. Pouco antes do início da primeira partida irradiada, Nicolau Tuma esteve nos vestiários das equipes, com o intuito de memorizar as características físicas de cada atleta, porque até então, não havia numeração nas camisas dos jogadores.

Naquele momento, não existia um espaço reservado para os radialistas, assim como não havia a presença dos repórteres de campo e nem dos comentaristas. O locutor atuava sozinho. Tuma improvisou e narrou das arquibancadas, próximo dos torcedores.

Nicolau Tuma precisou criar um estilo. Ele optou por uma descrição fotográfica, a fim de dar ao ouvinte a imagem exata do campo e do jogo. Tuma ficou conhecido como o “Speaker Metralhadora”, por pronunciar até 250 palavras por minuto.

Os jornais da época destacavam que muitos torcedores preferiam acompanhar as narrações pelo rádio, em suas casas, a irem ao próprio estádio - naquele momento não existia o rádio a pilha, que surgiu com a criação, em 1947, do transistor, o qual possibilitou a miniaturização dos aparelhos.

Os radialistas conquistaram o público que, na falta da imagem real da “disputa” nos gramados, passou a ter liberdade para imaginar o jogo como bem entendesse. O narrador do jogo, já naquele momento, caiu no gosto do povo brasileiro.

4 comentários:

  1. Esse blog tem grande chancede se tornar o melhor blog esportivo do Brasil. O autor de dele, Emmanuel Monteiro, além de um grande jornalista é um expert em futebol esportivo na rádio. Boa sorte companheiro, que boas ondas abençoe o blog.

    João Ruiz

    ResponderExcluir
  2. Grande Emmanuel
    Sou muito fã de rádio.
    Daqueles que deixam a tv no mute e acompanham a narração pelo rádio com a imagem da tv.
    Sei que vc é um PVCzinho. Sabe tudo de datas e placares do futebol.
    O defeito é ser Palmeirense Fanático.
    Grande abs e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nada mais emocionante do que ouvir um jogo pelo radio... As jogadas mais simples e muitas vezes nem tão geniais se tornam algo magnifico para quem ouve...
    Estamos precisando de gente nova com uma visão diferenciada... para comentar e avaliar o futebol não só daqui como do mundo... Ouço muito Papo de Craque e na minha opinião falta personalidade neles.... na realidade parecem mais Jorge Kajuru.. só querendo criar polêmica... e informação que é bom nada...
    Vamos ver como que vc vai conduzir isso aqui Emmanuel?!!!...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. CARO EMMANUEL
    ADOREI O BLOG, GOSTO MUITO DESTE TEU TRABALHO E ACREDITO QUE ELE LHE TRARÁ GRANDES CONQUISTAS. NADA MELHOR DO QUE ESCREVER E TRABALHAR COM AQUILO QUE REALMENTE ENTENDEMOS E NESTA ÁREA VOCÊ DÁ O SHOW.
    REALMENTE SEU UNICO DEFEITO É SER UM PALMEIRENSE FANÁTICO RSRS...
    PARABÉNS E SORTE NESTA LONGA E BRILHANTE CAMINHADA.
    ABRAÇO

    ResponderExcluir